Home Projeto “Arte e Autismo II “
Projeto “Arte e Autismo II “

Projeto “Arte e Autismo II “


Em parceria com a Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS) e cofinanciado pelo INR, Instituto Nacional para a Reabilitação IP, realizalizou-se durante os meses de outubro, novembro e dezembro a segunda edição do projeto Arte e Autismo II.  

O principal objetivo deste projeto é a integração e capacitação cultural e social das crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), bem como a sensibilização e consciencialização da comunidade escolar (numa primeira linha) para a problemática do autismo e suas especificidades.

Este projeto é desenvolvido na Oficina de Artes da ESDS, onde são criados espaços lúdico didáticos de Pintura, Barro, Desenho, Colagem…e essencialmente de muita criatividade. 
A orientação criativa e artística das crianças e jovens com PEA está a cargo de um grupo de alunos do 12º Ano do curso de Artes, supervisionados pelos professores Graça Matos e Fernando Martins, que voluntariamente abriram horizontes abraçando esta iniciativa. 
A vontade dos alunos em conhecer o mundo através dos “olhos do autista” tem originado momentos de crescimento interior, e especialmente, de enfrentamento do desconhecido…constituindo-se assim os verdadeiros princípios da inclusão.

No dia 20 de dezembro de 2013, foi inaugurada a exposição do resultado desta partilha, no dia no átrio da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS) em Leiria, onde esteve patente durante três semanas.

Veja as fotos em:
https://www.facebook.com/appda.leiria/media_set?set=a.471040919672781.1073741831.100003006317020&typ...


2013-08-22 Ver ligação