In Autism - Fostering Adult Integration
InAutism – Fostering
Adult Integration - Breve
Apresentação
Entidades parceiras na implementação do
projeto:
- APPDA-Leiria (Associação Portuguesa para as
Perturbações de Desenvolvimento e Autismo de Leiria)
A APPDA-Leiria localiza-se em Leiria e é uma IPSS que,
através das três Respostas Sociais que inclui (CAARPD, CAO/CACI e LR) presta
serviços no âmbito do apoio a crianças e jovens com Perturbação do Espetro do
Autismo e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND). Apresenta diversas
parcerias, através das quais desenvolve atividades diversificadas, tanto em
contexto interno como na comunidade em que está inserida.
- AAVigo (Asociasión Autismo Vigo)
A AAVigo localiza-se em Vigo, Espanha, e é uma
entidade sem fins lucrativos que tem como missão a oferta de serviços e apoio a
pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo e incapacidade intelectual e às
respectivas famílias, de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Apresenta
uma residência para adultos com capacidade para 10 utentes, e desenvolve
“Programas de ócio familiar” (programas organizados para pais e filhos com PEA
ou outras PND que se realizam aos fins de semana e meses de verão) e “Programas
de Respiro”, em que disponibilizam alojamento a jovens com PEA ou outras PND
durante um determinado período de tempo, incluindo passeios, refeições, praia,
visitas, entre outras atividades.
- PP
(Peacepainting - Noruega)
A Peacepainting é uma fundação localizada em Terrak,
Noruega, que tem como visão estabelecer um precedente para uma abordagem
holística, incluindo processos e ferramentas documentados e comprovados, que
utiliza oficinas criativas, arte e cores para aumentar o bem-estar interno e a
resiliência interna, e promover o desenvolvimento e transformação pessoal. Para
isso, capacitam artistas, prestadores de cuidados e pedagogos, envolvendo-se
com as comunidades, conectando-se numa rede internacional de profissionais que
encaram a arte na sua perspetiva transformadora, promotora de mudanças
positivas e com facilidade de envolver as pessoas. Tem como objetivo principal
o envolvimento de crianças, jovens e adultos para promover o desenvolvimento da
reflexão e artes para despertar emoções, sentimentos e facilitar a
aprendizagem, potenciando a inclusão.
Síntese do projeto:
A APPDA Leiria desenvolve um
projeto transnacional, InAutism – Fostering Adult Integration,
enquadrado na Ação-chave 2 do ERASMUS+ – Cooperação para a Inovação e o
Intercâmbio de Boas Práticas suportada numa Parceria Estratégica no
Domínio da Educação, mista de apoio à inovação e ao intercâmbio de boas
práticas (KA 204-2020).
O projeto InAutism
– Fostering Adult Integration apresenta um novo conceito de abordagem e de
apoio às pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento, com a duração de 24
meses e os seguintes objetivos:
- Apoiar adultos com PEA ou outras PND na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, para a participação na sociedade;
- Abranger uma intervenção educativa (cognitiva, emocional e relacional);
- Apoiar os significativos, familiares, educadores e técnicos, alargando competências e capacidade interventiva.
- Pessoas adultas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (40);
- Pessoas adultas – significativos / familiares (34), educadores e técnicos (17).
- Eixo 1 - Apoio Sócio-Educacional para Pessoas Adultas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (Aprendentes): Implica o desenvolvimento do Plano de Acolhimento, do Plano Sócio-Educativo Individual e de um Plano Cooperado de Intervenção.
- Eixo 2 - Orientação e Apoio Familiar: Trabalha o vínculo familiar, sendo fundamental garantir o envolvimento da família em todo o processo. Trata-se de situação muito específica de formação de adultos, praticamente inexistente.
- Eixo 3 - Apoio a Educadores: Incorpora ações de formação de técnicos, para ajudar a aplicar e fazer evoluir o Modelo FAI – Fostering Adult Integration e respetiva disseminação.
- Aprendente - desenvolvimento das capacidades, melhoria da qualidade de vida e integração em contextos alargados.
- Significativos e Familiares – desenvolvimento das competências específicas para apoiar as pessoas com PND.
- Técnicos especializados - desenvolvimento das competências e maior proximidade da realidade das pessoas que acompanham e maior conexão e envolvimento com os familiares e significativos.
- De arquitetura processual - baseado na adoção da filosofia do design thinking;
- De desenvolvimento técnico, educativo e social - uma abordagem nova, em torno do Plano de Vida para a Integração, um foco específico na Orientação e Apoio Familiar e uma vertente educativa para Apoio a Educadores;
- De Metodologias e Práticas - uma filosofia educativa, ainda não aplicada neste sector;
- De Outputs Intelectuais gerados - os produtos intelectuais gerados nas diversas fases do projeto são suporte educativo e de ação inovador.