A Consulta de
Desenvolvimento tem como objectivo avaliar e orientar terapêutica e
educacionalmente as crianças e adolescentes até aos 18 anos com perturbação de
desenvolvimento.
Por
Hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob as suas diversas formas e a
temperaturas variáveis.
As
reações da aplicação da água são: * Nervosa * Circulatória * Térmica
A
água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo.
Aplicada
ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema
nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo
efeitos sobre regularização do calor corporal.
Consulta dedicada à
avaliação, diagnóstico e intervenção em problemas psicológicos de crianças e
adolescentes que se colocam ao nível cognitivo, emocional, social e
educacional. Apoio parental e orientação escolar.
A MUSICOTERAPIA é a utilização da música e/ou dos seus elementos
constituintes (ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado,
individualmente ou em grupo, num processo destinado a facilitar e promover a
comunicação, relacionamento aprendizado, mobilização, expressão, organização e
outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades
físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas de cada um.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do
indivíduo, para que alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção,
reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)
Na musicoterapia estabelece-se uma relação vincular entre duas ou mais pessoas
(onde se inclui o musicoterapeuta), num contexto não-verbal, através do
som, da música, do silêncio, dos gestos e de muitos outros recursos
corpóreo-sonoro-musicais.
A história desta relação, que liga os seus intervenientes, é o processo (terapêutico),
que se constrói ao longo do tempo. Nesta experiência partilhada, ocorrem
fenómenos expressivos que permitem ao indivíduo ter maior consciência de si e
dos outros.
As sessões decorrem em contexto individual ou de grupo, de acordo com as
necessidades terapêuticas avaliadas previamente.
A APPDA-Leiria dispõe de uma sala de Musicoterapia devidamente apetrechada com os instrumentos específicos e necessários a esta prática e tem ao serviço musicoterapeutas credenciados.
O Terapeuta Ocupacional (TO) é o profissional responsável
pela avaliação e tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das
pessoas em qualquer fase da vida, através do envolvimento em atividades
significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de
funcionalidade e de independência.
O TO avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e
sociais dos indivíduos com PEA, bem como os fatores ambientais que influenciam
o seu desempenho nas atividades; apoia a melhoria do desempenho nos diferentes
contextos, promovendo a autonomia e a funcionalidade e estimulando o seu desenvolvimento
global, nomeadamente a nível sensorial, motor, cognitivo e social.
Pretende também, adequar as expetativas da família ao grau
de desenvolvimento da criança/jovem e envolvê-la/o no processo de
reabilitação; desenvolver um trabalho de equipa com o JI/escola, a família e a
comunidade, de forma a facilitar a plena integração do cidadão com deficiência.
A hipoterapia é um recurso terapêutico, rico em
estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos. Utiliza-se o cavalo
dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas de saúde,
educação e equitação, procurando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas
com deficiência e/ ou com necessidades especiais.
A hipoterapia na intervenção com PEA tem como objectivos:
O desenvolvimento de interesses;
A adequação de atitudes e comportamentos;
A integração de regras sociais;
O desenvolvimento da auto-estima;
O desenvolvimento da comunicação e da interacção e o aumento do nível de atenção e concentração;
A orientação espacial e temporal;
O reforço de competências académicas;
A melhoria da postura corporal,
do equilíbrio, da integração bilateral, do planeamento motor, do tónus
muscular, dissociação de movimentos, resistência ao esforço.
A
Psicomotricidade baseia-se numa concepção unificada da pessoa, que inclui as
interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas, na compreensão das
capacidades do saber ser e na expressão a partir do movimento, num contexto
psicossocial.