Home In Autism - Fostering Adult Integration
In Autism - Fostering Adult Integration

In Autism - Fostering Adult Integration


InAutism – Fostering Adult Integration - Breve Apresentação
    Entidades parceiras na implementação do projeto:
 - APPDA-Leiria (Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo de Leiria) A APPDA-Leiria localiza-se em Leiria e é uma IPSS que, através das três Respostas Sociais que inclui (CAARPD, CAO/CACI e LR) presta serviços no âmbito do apoio a crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND). Apresenta diversas parcerias, através das quais desenvolve atividades diversificadas, tanto em contexto interno como na comunidade em que está inserida.   No hay ninguna descripcin de la foto disponible
- AAVigo (Asociasión Autismo Vigo)
A AAVigo localiza-se em Vigo, Espanha, e é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a oferta de serviços e apoio a pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo e incapacidade intelectual e às respectivas famílias, de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Apresenta uma residência para adultos com capacidade para 10 utentes, e desenvolve “Programas de ócio familiar” (programas organizados para pais e filhos com PEA ou outras PND que se realizam aos fins de semana e meses de verão) e “Programas de Respiro”, em que disponibilizam alojamento a jovens com PEA ou outras PND durante um determinado período de tempo, incluindo passeios, refeições, praia, visitas, entre outras atividades.   Peacepaintingorg
- PP (Peacepainting - Noruega)
A Peacepainting é uma fundação localizada em Terrak, Noruega, que tem como visão estabelecer um precedente para uma abordagem holística, incluindo processos e ferramentas documentados e comprovados, que utiliza oficinas criativas, arte e cores para aumentar o bem-estar interno e a resiliência interna, e promover o desenvolvimento e transformação pessoal. Para isso, capacitam artistas, prestadores de cuidados e pedagogos, envolvendo-se com as comunidades, conectando-se numa rede internacional de profissionais que encaram a arte na sua perspetiva transformadora, promotora de mudanças positivas e com facilidade de envolver as pessoas. Tem como objetivo principal o envolvimento de crianças, jovens e adultos para promover o desenvolvimento da reflexão e artes para despertar emoções, sentimentos e facilitar a aprendizagem, potenciando a inclusão.  
  Síntese do projeto: A APPDA Leiria desenvolve um projeto transnacional, InAutism – Fostering Adult Integration, enquadrado na Ação-chave 2 do ERASMUS+ – Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas suportada numa Parceria Estratégica no Domínio da Educação, mista de apoio à inovação e ao intercâmbio de boas práticas (KA 204-2020).   O projeto InAutism – Fostering Adult Integration apresenta um novo conceito de abordagem e de apoio às pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento, com a duração de 24 meses e os seguintes objetivos:

  1. Apoiar adultos com PEA ou outras PND na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais, para a participação na sociedade;
  2. Abranger uma intervenção educativa (cognitiva, emocional e relacional);
  3. Apoiar os significativos, familiares, educadores e técnicos, alargando competências e capacidade interventiva.
  Tem, como alvos e como objetivos quantitativos:
  1. Pessoas adultas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (40);
  2. Pessoas adultas – significativos / familiares (34), educadores e técnicos (17).
  A arquitetura do projeto InAutism – Fostering Adult Integration assenta no desenvolvimento de um Plano de Vida para a Integração e em três eixos.
  1. Eixo 1 - Apoio Sócio-Educacional para Pessoas Adultas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (Aprendentes): Implica o desenvolvimento do Plano de Acolhimento, do Plano Sócio-Educativo Individual e de um Plano Cooperado de Intervenção.
  2. Eixo 2 - Orientação e Apoio Familiar: Trabalha o vínculo familiar, sendo fundamental garantir o envolvimento da família em todo o processo. Trata-se de situação muito específica de formação de adultos, praticamente inexistente.
  3. Eixo 3 - Apoio a Educadores: Incorpora ações de formação de técnicos, para ajudar a aplicar e fazer evoluir o Modelo FAI – Fostering Adult Integration e respetiva disseminação.
  Os Resultados esperados, por natureza de interveniente, são:
  1. Aprendente - desenvolvimento das capacidades, melhoria da qualidade de vida e integração em contextos alargados.
  2. Significativos e Familiares – desenvolvimento das competências específicas para apoiar as pessoas com PND.
  3. Técnicos especializados - desenvolvimento das competências e maior proximidade da realidade das pessoas que acompanham e maior conexão e envolvimento com os familiares e significativos.
    Disponibiliza 20 Produtos Intelectuais terapêuticos e educativos, em diversos suportes, com casos de estudo, nomeadamente, o Manual do FAI – Fostering Adult Integration, que permitem aplicar o Modelo FAI e as respetivas componentes técnicas e educativas.   Implica a realização de 6 Eventos Multiplicadores sob os temas de “Aplicação do Modelo FAI – Fostering Adult Integration no apoio a Pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento “ e “O Modelo FAI – Fostering Adult Integration, uma solução integrada para o apoio às Pessoas com PND”, em Leiria, Portugal, em Vigo, Espanha e em Terrak, Noruega.   O projeto incorpora quatro vertentes de inovação:
  1. De arquitetura processual - baseado na adoção da filosofia do design thinking;
  2. De desenvolvimento técnico, educativo e social - uma abordagem nova, em torno do Plano de Vida para a Integração, um foco específico na Orientação e Apoio Familiar e uma vertente educativa para Apoio a Educadores;
  3. De Metodologias e Práticas - uma filosofia educativa, ainda não aplicada neste sector;
  4. De Outputs Intelectuais gerados - os produtos intelectuais gerados nas diversas fases do projeto são suporte educativo e de ação inovador.
     

2021-11-25