Home Respostas Sociais CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão)
CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão)

O Centro de Atividades  e Capacitação para a Inclusão (CACI), já abriu portas, nas instalações que a APPDA-L adquiriu e remodelou, para o efeito, localizadas no Vale do Areeiro, Pinheiros, freguesia dos Marrazes.

Os destinatários desta resposta social são todos os indivíduos que apresentem perturbações de desenvolvimento, problemas psicológicos, ao nível cognitivo, emocional, educacional e social e, em particular, as que apresentem perturbações no espetro do autismo (P.E.A.), com idade superior a 16 anos.


São objetivos das estruturas de CACI:
 
- A promoção de uma maior qualidade de vida e bem-estar dos seus destinatários, o aumento da autoestima e a valorização pessoal e social;

- A promoção da interação dos clientes com a família e/ou significativos e comunidade com vista a melhorar a participação e integração sociais;

- A participação em atividades e contextos sociais variados;

- Proporcionar o acesso a atividades no exterior que promovam a interação com outras instituições e com a comunidade. Também se privilegia o acesso a atividades de desporto, cultura, lazer como intuído da manutenção ou desenvolvimento de capacidades e enriquecimento pessoal.



As atividades ocupacionais podem ser de dois tipos:  
 - Atividades estritamente ocupacionais – o seu objetivo é quebrar o isolamento social em que muitas pessoas com perturbações do desenvolvimento se encontram, tornando-as mais ativas e estimulando a sociabilização e o equilíbrio das várias dimensões da sua vida (física, afetiva e social);  

- Atividades socialmente úteis – pretende-se aumentar a autoestima e a valorização pessoal e social, no sentido da promoção da sua autonomia e das suas potencialidades. Quando possível, a APPDA-L, proporciona a transição para atividades mais “profissionalizadas” (CAO Laboral), dentro da própria instituição.  


INSCRIÇÕES

As INSCRIÇÕES já estão abertas e a Direção da APPDA-Leiria convida todos os interessados, a entrar em contacto com a APPDA-Leiria, pelos meios habituais, ou pelo e-mail da nossa Técnica de Serviço Social: anabelanogueira@appdaleiria.pt, de modo a fazerem a sua inscrição e ajudar-nos a reunir o grupo de jovens com quem iremos inaugurar o CACI. 

A todos e a cada um cabe um pouco do trabalho que temos pela frente e, a colaboração das famílias, nesta fase, é crucial para conhecer e perceber as suas necessidades e expetativas.